Jesus é a Porta, sermão do Culto da Vitória


João 10.9. É interessante ver Jesus ensinar temas profundos usando de comparações com objetos singelos: porta, caminho, pão, água... Sua mensagem é simples e precisa ser acessível a todos. Aqui Ele se compara não a uma porta de casa, mas a uma porta ainda mais simples: porta do aprisco. Um dos primeiros aspectos deste ensino é que Jesus se apresenta como a saída. O pecado tem encurralado muita gente. Na verdade muitos estão limitados numa prisão ou num mundinho medíocre; não tem saída a não ser em Jesus, Ele é a porta. Ele é a certeza de novos horizontes. Outro aspecto importante é que Jesus se apresenta como a porta singular, usa-se o artigo definido “a” e não o indefinido “uma”; está claro que não tem outra opção. Aquele ditado “todos os caminhos levam a Deus” é algo impossível. A porta marca a saída de um ambiente para entrada em um outro ambiente.  Em João 14.6, Jesus diz que o caminho é Ele, a porta é Ele. Não há resultado algum a guarda de sábados, a prática de ritual ou cerimonial, nem tão pouco a influência das tradições religiosas familiares ou culturais. A porta é Jesus. Falando de porta, muitos são os que se assentam em sua soleira, outros passam pra lá e pra cá, outros, no entanto entram por ela. Assim acontece também com relação a Jesus, onde muitos estão assentados perto dele, outros vivem a vida sabendo a respeito dEle, mas andam pra lá e pra cá, indiferentes. Todavia é hora de percebermos a urgência em entrar por esta porta. É uma decisão que não aceita coluna do meio. Ou entramos pela porta ou não entramos. Aliás, no reino espiritual não há um meio termo. O que passa do “sim “ ou do “não” é de procedência maligna. Satanás é o mestre do mais ou menos. O homossexualismo e a doutrina do purgatório são exemplos de coluna do meio. Satanás faz as pessoas se acomodarem com o mais ou menos. Interessante é que tanto a negativa quanto a dúvida não prestam para a salvação. É por isso que Jesus continua declarando que a porta é Ele. Quem entrar por ela será salvo; quem não entrar será condenado. Quando se diz “entrará e sairá”, Jesus ensina também libertação, a vinda até Ele não significa cabresto, escravidão, conforme é sugerido em muitas denominações evangélicas, onde os fiéis demonstram tristeza e angústia por estar no caminho do Senhor. O evangelho não é isso. Jesus diz “vinde”, “entrará”, os fardos são retirados, as feridas são curadas. Porém o mesmo que diz “vinde” é o mesmo que ordena “ide”; ou seja “sairá” para pregar o evangelho e viver uma vida produtiva no serviço do Senhor. Entrando por esta porta, acharemos “pastagem”, alimento para a nossa alma. O nosso vazio é preenchido. É assim que podemos suportar as pressões da vida e trabalhar com afinco naquilo que Deus nos confiou. Você hoje não deseja entrar por esta porta? Que Deus te abençoe!

Participe da Campanha "Valente de Deus".
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...