Pular para o conteúdo principal

Não nos cansemos de fazer o bem


O desânimo vem principalmente pela angustia crônica e falta de resultados. 
Ex 6:9 Deste modo falou Moisés aos filhos de Israel, mas eles não ouviram a Moisés, por causa da angústia de espírito e da dura servidão.

A nossa esperança sempre deve estar em Deus. 
Sl 42:5 Por que estás abatida, ó minha alma, e [por que] te perturbas em mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei [pela] salvação da sua face.

Paulo tinha mil motivos para desanimar, porém não desfaleceu até o fim de sua carreira. 
(2Co 11.23-28)
23 São ministros de Cristo? (Falo como fora de mim) Eu ainda mais: em trabalhos, muito mais; em açoites, mais do que eles; em prisões, muito mais; em [perigo de] morte, muitas vezes.
24 Recebi dos judeus cinco quarentenas [de açoites] menos um.
25 Três vezes fui açoitado com varas, uma vez fui apedrejado, três vezes sofri naufrágio, uma noite e um dia passei no abismo;
26 Em viagens muitas vezes, em perigos de rios, em perigos de salteadores, em perigos dos da [minha] nação, em perigos dos gentios, em perigos na cidade, em perigos no deserto, em perigos no mar, em perigos entre os falsos irmãos;
27 Em trabalhos e fadiga, em vigílias muitas vezes, em fome e sede, em jejum muitas vezes, em frio e nudez.
28 Além das coisas exteriores, me oprime cada dia o cuidado de todas as igrejas.

Em 2Co 4, ele ensina pelo menos cinco segredos para não desanimarmos:

1- somos frutos da misericordia de Deus, 
2Co 4:1 POR isso, tendo este ministério, segundo a misericórdia que nos foi feita, não desfalecemos;

2- somos vasos de barro contendo a excelencia do poder, 
2Co 4:7 Temos, porém, este tesouro em vasos de barro, para que a excelência do poder seja de Deus, e não de nós.

3- há vida além da dor
2 Co 4.8-9  Em tudo [somos] atribulados, mas não angustiados; perplexos, mas não desanimados. Perseguidos, mas não desamparados; abatidos, mas não destruídos

4- busque uma renovação física e espiritual 
2Co 4:16 Por isso não desfalecemos; mas, ainda que o nosso homem exterior se corrompa, o interior, contudo, se renova de dia em dia.

5- foque sempre na eternidade,
2Co 4.17-18 Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós um peso eterno de glória mui excelente; não atentando nós nas [coisas] que se veem, mas nas que se não veem; porque as que se veem são temporais, e as que se não veem [são] eternas. 

E não nos cansemos de fazer o bem, pois no tempo próprio colheremos, se não desanimarmos. Gl 6:9.