Pular para o conteúdo principal

Encontrar Graça aos Olhos do Senhor

 


“Mas Noé achou graça aos olhos do Senhor”. Gênesis 6:8 )


O homem caiu porque decidiu rejeitar a Deus. A rejeição é uma coisa dolorosa, não é? Quando os outros nos afastam, na verdade estão dizendo que não somos o que eles querem — não os satisfazemos. E, quando somos rejeitados, além de magoados, podemos até querer ferir aqueles que nos rejeitam. Podemos querer “recuperá-los” de alguma forma.


Em Gênesis 6 , vemos o destino final do comportamento caído do homem. O que começou com Adão e Eva na forma de rebelião deu lugar a “todo desígnio dos pensamentos do seu coração” estava no mal continuamente. O homem rejeitou a Deus. No entanto, tal comportamento por parte do homem não provocou raiva de Deus, mas tristeza (v. 6). Porque Deus sabia o quanto o pecado era destrutivo e o quanto Ele desejava abençoar, doeu a Deus que o homem não O seguisse. Sem dúvida, como com Caim, Deus advertiu repetidamente o homem pecador sobre as consequências de suas ações. Mas, quando o homem não mudava, Deus não tinha escolha a não ser punir.


“Mas Noé achou graça aos olhos do Senhor”, Gênesis 6:8 nos diz. Às vezes as pessoas pensam que graça – ou favor – é um conceito do Novo Testamento, mas não é. Sempre que Deus age conosco de uma maneira que não merecemos, isso é graça. Cada ação de Deus na Bíblia de natureza positiva para com o homem é uma expressão de Sua graça. O que Noé fez para merecer tal observância de Deus? O versículo 9 nos diz que ele era um homem justo, ou justo, e que “andava com Deus”.


A graça de Deus nunca é arbitrária. “Quem oculta suas transgressões não prosperará, mas quem as confessa e as deixa alcançará misericórdia” ( Provérbios 28:13 ). Deus deu Sua misericórdia a Noé porque Noé estava tentando servir a Deus. Isso significa que Noé ganhou o favor de Deus? Não, Noé ainda era, como todos os homens, um pecador. Mas, porque ele tinha um coração que desejava servir a Deus, Deus estendeu Sua graça e providenciou salvação para Noé e sua família quando Ele apagou o pecado do mundo.


E você? Neste mundo pecaminoso, você encontrou graça aos olhos de Deus? Ele olha para você com misericórdia e deseja dar a você o que você não tem, mas precisa tão desesperadamente?
Na realidade, todos os homens precisam de Sua graça, mas, também, na realidade, nem todos os homens encontram graça aos Seus olhos. O que separa aqueles que fazem daqueles que não fazem? As mesmas coisas que separaram Noé do mundo antediluviano: justiça e desejo de estar com Deus. Para nós hoje, essa justiça não é nossa, mas somente vem a nós por meio de Jesus Cristo, “… a justiça de Deus que depende da fé” ( Filipenses 3:9). Quando nossos pecados são lavados, podemos ter um relacionamento com Deus que era impossível enquanto éramos pecadores. Podemos então “andar” com Deus, que fala de um relacionamento contínuo, um desejo de estar com Ele e nunca sem Ele. É adorá-lo, honrá-lo, respeitá-lo e sim, obedecê-lo como nosso Senhor e Rei.


E você? Pode-se dizer de você que você “achou graça aos olhos do Senhor?” Você tem procurado ser justo por meio de Cristo? Pode-se dizer que você está andando com Ele hoje? Você achou graça aos olhos do Senhor?


Vamos aplicar isso em nossas vidas.